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Marketing e Estratégia
Terça - 13 de Agosto de 2013 às 20:18
Por: Arthur Quezada

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O clique final no mouse que dispara um e-mail marketing para milhares de pessoas não é apenas mais um clique. Por trás dele, existe um trabalho com uma série de fatores determinantes para que este e-mail seja eficiente. Uma linha tênue separa a opinião do consumidor, que poderá se interessar pelo produto ou descartar a ação sem mesmo abrir o e-mail. Para desvendar as estratégias corretas e os erros cometidos com o e-mail marketing, conversamos com algumas das principais empresas de e-mail intelligence do País.


Os motivos do grande sucesso dos e-mails marketing são simples: baixo custo e alto retorno. Segundo dados da agência de marketing digital Cadastra, uma companhia que decide disparar mil e-mails terá um custo que varia de R$ 1 a R$ 10. Hoje, as principais empresas que utilizam o serviço no Brasil são do segmento de e-commerce ou companhias varejista que, de certa forma, buscam o baixo custo da ferramenta para disseminar promoções e produtos.


Números de “entregabilidade” podem explicar a importância do e-mail marketing para as empresas e marcas brasileiras. Segundo estudo da Rerturn Path, empresa especializada em e-mail intelligence, no último trimestre de 2012, os maiores varejista do Brasil que utilizam e-mail marketing tiveram um retorno expressivo. Na média, 94% dos e-mails chegaram à caixa de entrada dos consumidores — porcentagem considerada alta se compararmos os números do mercado nos EUA, que apresentou uma taxa de entrega de 84%, no mesmo período do ano passado.


Apesar do baixo custo, do crescente número de empresas que utilizam o serviço e da alta na taxa de entrega apresentada no último trimestre do ano passado, velhos problemas ainda assombram o mercado brasileiro de e-mail marketing. A pesquisa da Return Path mostra que do total de e-mails que chegaram à caixa de entrada dos consumidores, apenas 27% foram lidos e 6% foram considerados “spam”. Além disso, o Brasil está abaixo da média mundial, se levarmos em consideração que, em média, 67% dos e-mails marketing enviados chegam à caixa de entrada dos internautas brasileiros — porcentagem abaixo da América Latina, com 72%, e muito abaixo dos norte-americanos que possuem 88% de êxito na taxa de “entregabilidade”.


Veja como acertar numa campanha de e-mail marketing: - Criar uma base de clientes atualizada 
- Distribuir conteúdo em formatos menores, com uma comunicação direta
- Equilibrar o uso de imagem e texto dentro do e-mail
- Personalizar a comunicação dependendo do target
- Frear a empolgação com resultados, limitando o envio mensal
- Elaborar uma comunicação que se adapte a todas as plataformas 
- Manter a base de dados limpa, com uma higienização de no mínimo duas vezes ao ano


Veja os principais erros de uma campanha de e-mail marketing:
- Mandar e-mails para uma base duvidosa de dados
- Fazer o trabalho pela metade, sem finalizar a comunicação presente no e-mail
- Mandar e-mail sem permissão do internauta
- Não dosar a frequência de envio
- Trocar base de dados com outra empresa, visando diminuir o custo




Fonte: Proxxima

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